acupunctura & fitoterapia



Acupunctura e Fitoterapia na Gestação e Maternidade


Os Chineses, grandes observadores da natureza, conheciam desde há muito as leis que regem o Universo. Para eles todos os fenómenos da vida estão relacionados com o céu e a terra. Toda a Medicina Tradicional Chinesa se baseia  num principio segundo o qual: 
tudo é energia.

O Homem provém da harmonia entre a energia do Céu, energia pura, e a energia da terra, energia condensada. Situado entre a energia do Céu e a da Terra, é submetido às influências celestes e terrestres que lhe dão ritmos de alternância e equilíbrio, traduzidos por dois símbolos: o Yin e o Yang, a origem de todos os seres e de todas as coisas.

A mulher é comparada ao potencial Yin, o homem ao potencial Yang.

Estes dois princípios opostos e complementares existem um em relação ao outro e não pode existir um sem o outro. Existem em equilíbrio, relatividade e alternância. Há sempre um pouco de Yin dentro do Yang e sempre um pouco de Yang dentro do Yin.

O Homem é o produto destes dois princípios que se encontram harmoniosamente repartidos no seu corpo.

A Gravidez é a criação de um novo Ser pela união do Yin e do Yang.


* * *


Acupunctura

A Acupunctura teve origem na China há mais de 5 mil anos, sendo agora amplamente praticada no Ocidente. É umas das principais disciplinas da Medicina Tradicional Chinesa, considerada a mais antiga medicina conhecida, e baseia-se no conceito da existência de uma força vital ou fluxo de energia no corpo, chamado Qi. Esta energia é tanto uma manifestação da força universal da vida à nossa volta quanto o princípio que a anima e a torna possível.
Dentro do nosso corpo o Qi circula através de canais ou Meridianos, que estão ligados a diferentes órgãos. Para que tenhamos saúde e harmonia, a energia deve fluir livremente. Quando essa circulação é interrompida surge mau-estar e doença. O Acupunctor usa agulhas bem finas em pontos específicos ao longo dos meridianos para desobstruir os bloqueios, regular o fluxo de Qi, fortalecer a energia  e restaurar o equilíbrio.

Acupunctura e a Mulher nas diferentes fases da sua vida
A Acupunctura trata problemas como dores menstruais, síndrome pré-menstrual, quistos, distúrbios na menopausa, entre outros... que são considerados comuns pela Medicina Ocidental mas que não deveriam existir num corpo em harmonia, são desequilíbrios do fluxo energético que podem tratados.
Harmoniza o corpo e mente quando se planeia engravidar favorecendo uma gestação saudável e é eficaz também no tratamento de infertilidade.

Gravidez
Os tratamentos regulares ao longo da gravidez ajudam a manter o corpo saudável e em equilíbrio, adaptando-se às diversas transformações de forma harmoniosa para poder gerar e parir um bebé de forma saudável, consciente e feliz.
Ajuda  prevenir e tratar problemas comuns ao longo da gravidez:
  • 1º trimestre: ameaças de aborto espontâneo, enjoos matinais;
  • 2º trimestre: azia e perturbações digestivas, veias varicosas e problemas circulatórios, problemas de bexiga e rins, dores agudas de costas e ciática, dor da sinfise púbica, hemorróidas;
  • 3º trimestre: anemia, caimbras, insonia, dor abdominal, edema, hipertensão, ansiedade, depressão, parto prematuro. Nesta fase pode também ajudar-se a virar bebés pélvicos (bebés que estejam sentados), preparar o corpo e mente para o parto e, em situações específicas, estimular o inicio do trabalho de parto.

Parto
No parto a Acupunctura ou Acupressão (estimulação dos pontos de acupunctura pela pressão dos dedos) podem ser usadas como um recurso de alívio da dor, para ajudar no avanço de trabalhos de parto lentos ou estagnados, favorecer dilatação, acalmar e dar energia à mamã.

Puerpério (Pós-Parto)
No pós-parto aplica-se nos problemas com a amamentação, dores pós-parto (as chamadas “dores tortas”), dores perineais, cicatrização da episiotomia ou da sutura da cesariana, hemorróidas, perturbações urinárias, insónias, astenia, depressão pós-parto, recuperação forma física e bem-estar em geral.



Fitoterapia

A Fitoterapia é a forma mais antiga de terapia natural conhecida. Usa plantas retiradas de um amplo espectro de espécies vegetais e frutas com propriedades de purificação e cura. Tratam o corpo e a energia a nível mais profundo potenciando o efeito da Acupunctura.
Na Gravidez e Pós-Parto são usadas plantas específicas para tratar problemas digestivos, perturbações de sono, ansiedade, ajudar a acalmar e relaxar, tonificar o útero, melhorar produção de leite, aumentar a vitalidade e força, entre outros.







Consultas de Acupunctura e Fitoterapia Tradicional Chinesa
Dra. Joana Branco – 938499431 – Braga








Sem comentários:

Enviar um comentário